Solução Injetável de Bicarbonato de Sódio 8,4% 10ml - Samtec

Cód.: STC33209A
Cód Fabricante:
Solução injetável 84 mg/mL(8,4%), estéril e apirogênica. Caixas com 200 ampolas plásticas de Bicarbonato de sódio a 8,4% de 10 ml.
Atenção: Este aviso não garante a reserva do produto, por isso, quanto mais breve for seu acesso no site maior a possibilidade dele estar disponível.
Valor do produto sujeito a alteração após reposição do item no estoque.

Registro no M.S. n°. - 1.5592.0003

 

MEDICAMENTO DE VENDA RESTRITA A PROFISSIONAIS CIRURGIÕES-DENTISTAS OU PESSOA JURÍDICA QUE PRESTE SERVIÇO ODONTOLÓGICO, COM REGISTRO ATIVO EM CONSELHO PROFISSIONAL.

 

Indicado para tratamento de acidose metabólica e suas manifestações. É indicado também para o tratamento de cetoacidose diabética, insuficiência renal, perturbações ácido básicas.

 

COMPOSIÇÃO:

 

Bicarbonato de sódio 8,4%

Cada mL contém:

Bicarbonato de sódio (D.C.B 01249)......................... 84 mg

Água para Injeção q.s.p. ........................................... 1mL

 

Conteúdo eletrolítico:

Na+................................................................. 1,0 mEq/mL

HCO 3¯ .......................................................... 1,0 mEq/mL

pH ........................................................................7,0 a 8,5 Osmolaridade............................................... 2000 mOsm/L

 

CONTRAINDICAÇÃO:

 

A solução de bicarbonato de sódio 8,4% não deve ser administrada em pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos.

 

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES:

 

Um pequeno aumento na concentração de bicarbonato no sangue (4-6 mEq/L) é suficiente para diminuir a gravidade da acidose. O uso de doses excessivas de bicarbonato de sódio pode produzir alcalose (excesso de bicarbonato) causando tetania, que pode ser corrigida com a administração intravenosa de cálcio a 10%.

Deve-se levar em consideração a relação risco/benefício quando existem os seguintes problemas médicos: anúria ou oligúria, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva ou outros quadros clínicos com retenção de sódio ou edematoso.

 

Gravidez: categoria C

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.

 

Uso pediátrico, idosos e outros grupos de risco:

 

O produto pode ser utilizado por pacientes com mais de 65 anos de idade desde que se observe as precauções comuns ao mesmo.

 

POSOLOGIA:

 

Adulto e criança:

A administração do produto deve ser feita exclusivamente sob orientação médica. Uso intravenoso. Adultos ou crianças maiores (em parada cardíaca): inicialmente 1 mEq/mL por kg de peso corporal, podendo-se repetir a dose de 0,5 mEq/mL por kg de peso corporal a cada 10 minutos. Adultos em acidose metabólica: 2 a 5 mEq/mLpor kg de peso corporal de 4 a 8 horas.

 

REAÇÕES ADVERSAS

 

Pacientes com insuficiência renal, ao receberem doses normais de bicarbonato, podem ter alcalose sistêmica expressa por irritabilidade, excitabilidade neuromuscular e tetania. O emprego de bicarbonato de sódio aumenta a produção de lactato, piora índice cardíaco e reduz a pressão arterial em pacientes com acidose lática.

Em dose excessiva pode causar edema com tendência a retenção de sódio. Alcalose com sintomas gastrointestinais consistindo em inapetência, náusea e vômito.

 

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

 

Indicado para intoxicação exógena motivada por ingestão de drogas barbitúricas, lítio ou salicilatos. Necessidades de redução de acidez em casos de nefrotoxicidade. Diarréias severas, acidez metabólica.